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5 passos para uma boa comunicação

Atualizado: 5 de Nov de 2019


Saber se comunicar é uma ferramenta imprescindível no mundo dos negócios, isso porque tem se tornado cada vez mais desafiador prender a atenção das pessoas. Grande parte disso é devido ao rápido e fácil acesso às informações. As pessoas são bombardeadas com mensagens, notificações e notícias o tempo todo e, em detrimento disso, é que temos maiores dificuldades em atingir nosso público.


O mercado está em constante mudança, novas ferramentas e técnicas estão sendo criadas, com a proposta de olhar de maneira diferente para os clientes e consumidores. Não basta apenas falar bem do seu produto ou serviço, é preciso cativar, entender as dores e criar laços com a sua persona. Por isso, tantos mapas de jornada de usuário e criação de persona. Você não se conecta de fato com seu cliente se você não o entende.


E é nesse meio que a comunicação tem o papel essencial para que seu público te entenda e fique encantado com a sua solução. A comunicação é a responsável por fazer a ponte entre empresa e consumidor. É através dela que sua persona irá conhecer a sua marca e o seu produto/serviço e que você conseguirá alcançar e se relacionar com seu público.


É por isso que, quando você não tem um canal de diálogo claro com seu consumidor, o risco de perder leads e clientes é muito maior, já que você não fala a mesma língua que ele. E, sinto lhes dizer, mas o seu consumidor não se esforçará para tentar te entender. Ele apenas irá procurar outra empresa, seu concorrente, que o entenda e que solucione seus problemas.


Para evitar que isso aconteça, vamos aos 5 passos para ter uma comunicação escrita efetiva e, assim, alcançar maiores resultados no seu negócio.


1º passo: conheça a sua persona


Pode soar óbvio, mas para saber se comunicar é preciso conhecer a pessoa que irá receber essa mensagem. Quanto mais informações você tiver sobre quem você está conversando, mais chances de cativá-las com sucesso. Vamos usar um exemplo.


Uma loja de roupas de preço único teve a ideia de criar um blog com dicas de moda para ajudar seus consumidores a se vestirem sem precisar gastar muito dinheiro e mesmo assim, poder usar looks elegantes e na moda. Fazendo pesquisas com clientes, perceberam que seria mais viável se fizessem vídeos curtos para as redes sociais falando sobre dicas de moda. Isso porque viram que o seu público são pessoas mais velhas entre 30 e 40 anos, que não têm muito costume de ler artigos na internet, mas gastam bastante tempo do seu dia assistindo vídeos no Facebook e no Whatsapp.


Além disso, observaram que é preciso usar uma linguagem bem mais informal e simples, sem termos muito específicos pois sua persona não entende e também não se interessa por esses termos, suas preocupações eram a combinação de peças para deixar suas roupas mais estilosas.


Ou seja, é com base na sua persona que você vai decidir como se relacionar com o seu cliente. Vai saber em que mídia ele passa mais tempo e de que maneira gosta de ser tratado. É importante ressaltar que para obter esses dados, você precisa fazer entrevistas e pesquisas com os consumidores, caso contrário você estará apenas realizando suposições e, atirando no escuro.


Quando você desconsidera a persona durante o seu processo de comunicação escrita, você não atinge o seu público e também afasta outros possíveis consumidores, o que pode gerar uma imagem negativa para o seu negócio.


2º passo: crie conteúdo relevante


Quando você conhece a sua persona, fica mais fácil conhecer as dores do seu cliente e, assim, se torna mais fácil criar conteúdo que atenda às suas necessidades. Não fique preso ao que o seu concorrente está fazendo, procure ser criativo e inovar na hora de conversar com a sua persona. Explore os canais de divulgação na linguagem da sua persona e não se limite a um tipo de formato ou canal, se atente as redes sociais que seu público se encontra e que conteúdos consomem. É preciso conhecer a cultura da sua persona e, a partir disso, construir conteúdos voltados para esse círculo.


Tomemos o exemplo anterior da loja de roupas de preço único. Os donos perceberam que a maioria das mulheres que consomem seu material assistem muita novela. Então decidiram trazer para seus vídeos, um quadro com looks de personagens da novela do momento. Fazendo isso, elas criaram um conteúdo diferenciado e, ao mesmo tempo, conseguiram ter um laço com suas seguidoras ao utilizar piadas, frases e looks de um universo específico.


Caso você tenha dúvidas sobre o que escrever, pesquise tendências que estão aparecendo no seu nicho de mercado, crie enquetes e formulários para que seus clientes respondam. Mas cuidado, é preciso fazer com o que o seu cliente se sinta ouvido e que, com essas informações, você irá sanar as dúvidas dele. Por isso, esteja sempre disposto a ouvir e, mais que isso, utilize esses dados para melhorar a experiência da sua persona, caso contrário, você irá se distanciar e ele não irá mais querer conversar com você.


3º passo: padronize os textos para uma mesma linguagem


Um erro comum é utilizar vários tipos de linguagens em diferentes canais de divulgação. É claro que cada tipo de mídia pede uma estrutura diferente. Por exemplo, um texto no Twitter, é diferente de um texto no Facebook que é diferente de um texto no blog. No entanto, isso não o impede de manter um padrão na linguagem de seus textos. Ou seja, se sua persona se identifica com uma linguagem mais informal e menos técnica, é desse jeito que você deve escrever, independente do canal utilizado para isso.


Quando você mantém o mesmo tom de conversa, a sua persona consegue se identificar melhor com você, associa sempre a sua marca a esse tipo de comunicação e começa a entender a imagem que você transmite por meio desse diálogo, seja de uma empresa antenada na cultura pop com uso de gírias e expressões desse meio, seja com uma postura mais séria.


4º passo : organize-se e crie periodicidade para as postagens


Já deixamos claro que a comunicação efetiva melhora o relacionamento com o cliente. E para se relacionar com o cliente é importante estar presente nos canais de comunicação e, para isso, é importante se organizar para planejar e pesquisar os conteúdos que vão engajar o seu público e, mais que isso, decidir e manter a frequência das suas postagens, seja no blog, nas redes sociais, e-mails etc.


A organização é muito importante, pois através do planejamento você consegue desenvolver melhor os assuntos a serem trabalhados nas redes sociais, que podem não só melhorar o relacionamento com sua persona, mas também podem levá-la a tomar ações que irão beneficiar o seu negócio, seja encaminhá-las para o site, blog, Landing Pages ou até mesmo fechar vendas. Com a estratégia certa, é possível alcançar ótimos resultados.

E, para que você crie uma presença digital, é importante estar sempre em contato com o seu público. Por isso, a periodicidade é importante. Se você não mantém uma frequência de postagens, os seguidores não irão se lembrar de você, já que estão em contato com muitas outras empresas que estão sempre ativas.


5º passo: esteja atento às mudanças do mercado e sempre procure feedbacks


Esse último passo é válido não só para a comunicação escrita, mas para todos os âmbitos do seu negócio. Isso porque o mercado muda cada vez mais em menos tempo devido aos avanços da tecnologia e à competitividade das empresas que se aprimoram para alcançar melhores resultados. Por isso, as empresas que não se atualizam ficam para trás.

É por isso que é sempre importante pesquisar sobre as atualidades e mudanças que ocorrem no ambiente em que sua persona está inserida e, mais que isso, estar sempre atento ao que seu público está achando. Então peça a opinião dos seus clientes e personas sobre as atividades da sua empresa, enviando formulários de feedback e esteja atento a todos eles, tanto positivos quanto negativos.

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