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4 Dicas para uma Comunicação Escrita Efetiva


Na última sexta-feira aconteceu um dos eventos mais aguardados do ano: a Black Friday. E com ele, percebemos o poder das estratégias de marketing e vendas sendo aplicadas em grandes empresas, das mais diversas áreas.


Presenciamos o bombardeamento de propagandas e campanhas em diversos canais de divulgação, seja e-mail, redes sociais, Google, entre outros. Porém, não é só na Black Friday que devemos nos preocupar em atrair o público, não é mesmo?


Uma dos grandes segredos para uma boa presença digital é a constância. Até porque as pessoas não compram apenas uma ou duas vezes por ano, muito menos acessam suas redes sociais uma vez por mês. A periodicidade de postagens e contato com o seu público é benéfica, não só para a solidez da marca e relacionamento com cliente, mas também é um grande influenciador na hora da compra.


E quando pensamos em estabelecer uma relação de proximidade com nossos consumidores mais voltada para as vendas, as campanhas e postagens são as principais estratégias adotadas para levar o leitor a tomar uma ação, como clicar num link que irá direcioná-lo para uma página de compra, por exemplo.


Vemos que, mesmo fora da Black Friday, muitas marcas possuem uma forte presença digital dominando o mercado e deixando os concorrentes para trás.


Mas como se destacar no mercado?


A chave para se sobressair frente aos seus concorrentes é a comunicação. Isso mesmo! Parece besteira, mas muitas empresas pecam na hora de redigir os textos para suas campanhas e postagens. Não conseguem convencer os consumidores e perdem a chance de conversão para uma venda ou ação que poderia gerar mais resultados.


No entanto, é a partir disso que começamos a nos questionar: será mesmo que a minha comunicação escrita como empresa é efetiva?


Nós separamos 4 dicas que você pode implementar para uma comunicação escrita efetiva. Vamos conferir?


1. Escreva textos simples e diretos


Cada vez mais os consumidores e internautas procuram informações de maneira mais rápida possível. Isso porque com a grande possibilidade de diversas escolhas, fica mais difícil manter a atenção em um só lugar. Por isso, praticidade, facilidade e rapidez é o ideal para fisgar a atenção da sua persona.


Sendo assim, os compradores não perderão tempo lendo textos, propagandas ou descrições muito longas. Muito menos terão paciência para saber os benefícios da compra apenas no final, com um texto que dá muitas voltas para chegar ao ponto de interesse do leitor.


Por isso, é preciso utilizar textos objetivos e diretos, evitando um vocabulário complexo. Palavras difíceis só irão dificultar a leitura do consumidor e causar desentendimentos sobre seu produto ou serviço, despertando o efeito contrário ao desejado.


2. Aposte em estruturas de sentenças simples


Uma preocupação cada vez mais constante na área de produção de conteúdo é o uso de recursos linguísticos que facilitem a compreensão do leitor para que ele possa “bater o olho” e já entender de uma vez a mensagem que aquele texto quer passar.


Então utilize sentenças simples, parágrafos curtos e sinais de pontuação para que o texto possa respirar, evitando sentenças ambíguas que possam comprometer a interpretação do texto.


Mas cuidado! Não exagere nos pontos de exclamação, vírgulas e pontos finais. Seu texto pode ficar poluído e perder o sentido. Esses recursos devem ser usados de maneira moderada e respeitando as regras gramaticais da língua portuguesa.


3. Utilize palavras-chave


As palavras-chave são um dos principais recursos para que seu texto chame a atenção que deseja e leve seus leitores a realizarem uma ação específica, como clicar em um link, por exemplo.


Por isso, é importante que você saiba escolher muito bem as palavras-chave que mais trarão visibilidade para a sua propaganda e que irão chamar a atenção do seu consumidor. Então pesquise as palavras do seu segmento que são mais relevantes e mais procuradas no Google e as utilize nos textos para atrair a atenção do público.


4. Insira recursos gráficos no texto


Como sabemos, o recurso visual é muito importante como estratégia de marketing para chamar a atenção do leitor. E o texto escrito também pode ser aprimorado para que destaque pontos principais da sua mensagem.


Então escolha utilizar negrito, letras maiúsculas ou até mesmo itálico para destacar palavras-chave e sentenças atrativas para o seu consumidor, como expressões e call-to-actions que irão converter esse visitante para uma ação. Um texto bem diagramado pode causar resultados muito mais positivos do que um texto cru e sem atrativos visuais.


Use esses recursos com bastante precaução para que não atrapalhe a legibilidade do texto. Você deve fazer com que o leitor olhe para aquilo que você quer destacar, mas evite exageros. Uma ou duas palavras destacadas já fazem uma grande diferença.


Gostou das nossas dicas?


Então saiba mais sobre comunicação escrita efetiva lendo nossos artigos 5 passos para uma boa comunicação e Seu cliente te entende?

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