• Langue

4 considerações ao pedir uma revisão

Atualizado: 15 de Mai de 2019


4 questões para considerar ao pedir uma revisão de texto

Cada texto que escrevemos é um processo único seja pelo assunto, a inspiração, a mensagem a transmitir e até mesmo os seus fins como, por exemplo, um livro a ser publicado, um trabalho de conclusão de curso, um artigo para uma revista e assim por diante.


Sabemos que por serem únicos também são muito importantes e não podemos deixá-los de qualquer jeito na hora da revisão. Por isso, selecionamos os quatro principais pontos a considerar quando for contratar um serviço para revisar o seu texto.


1. Pesquise sobre o prestador que irá realizar o serviço


Quando contratamos um serviço de limpeza para a nossa casa, por exemplo, sempre consideramos muito importante conhecer a pessoa que está prestando o serviço, correto? E tomamos todo esse cuidado não só pela qualidade, mas também porque precisamos sentir segurança ao deixar alguém entrar em casa e mexer nas nossas coisas.


O mesmo podemos dizer na hora de contratar um prestador de serviços de linguagem. O processo de revisão de textos é mais complicado do que parece e são necessários vários conhecimentos e procedimentos para realizar essa tarefa. Sendo assim, não dá para confiar em qualquer pessoa, não é mesmo?


Por isso, recomendamos que você faça uma boa pesquisa antes de escolher seu revisor. Procure saber qual é a formação dele, quais são os cursos e as especializações que ele fez bem como suas experiências, textos revisados e lugares onde já trabalhou.


Para alguns tipos de textos, como publicações de artigos científicos, por exemplo, é bem relevante saber se o prestador tem conhecimento na área do texto revisado. Um artigo na área da saúde, por exemplo, tem muitos termos específicos que, aos olhos de um leigo, parecem incorretos, mas se forem modificados podem causar uma verdadeira confusão e estragar todo o texto.


É por isso que, em alguns casos, é importante que o revisor tenha domínio na área. Se o seu objetivo for apenas a revisão de um documento sem grandes especificações, isso pode não ser muito relevante.


2. Considere a urgência de entrega do serviço


Uma das principais regras de todo prestador de serviços é: tempo é dinheiro. Quanto menor o prazo mais caro sairá o serviço.


É muito comum não nos darmos conta dos prazos se aproximando e entrarmos em desespero para entregar tudo no tempo determinado. Quando nos encontramos nessa situação, o que mais precisamos é de uma pessoa que seja rápida e competente para que entregue o texto revisado no prazo, certo?


Então sempre que esse tipo de situação ocorrer com você esteja preparado, pois o orçamento do serviço será bem maior do que o comum. Isso porque, como já mencionamos anteriormente, o processo de revisão é mais complexo do que parece e com um prazo curto a dificuldade só aumenta porque é preciso muita destreza e competência para entregar um serviço de qualidade nessas condições.


Se na hora de pesquisar valores você encontrar alguém com um preço muito abaixo dos outros leve em consideração que pode ser que o trabalho seja entregue no prazo, mas a qualidade deixe a desejar. Por isso, pesquise bem e esteja disposto a pagar mais caro caso sua prioridade seja a qualidade.


3. Especifique os pontos de atenção


Nessa etapa você já achou o prestador ideal e está pronto para contratar o serviço. Mas e agora?


Ao enviar o documento para o início da revisão, é sempre bom considerar os pontos que necessitam da atenção do prestador. Explicite tudo o que achar necessário sobre o texto, seja as notas de rodapé, as citações que devem, ou não, ser traduzidas, estruturas que não podem ser alteradas e, principalmente, o canal que este conteúdo será vinculado seja um uma revista, um blog, um livro, um e-book ou outros.


Mas você pode estar se perguntando: porque preciso fazer todas essas especificações?


Imagine que Claudia precisa revisar o seu material didático de português para adultos que não concluíram o ensino fundamental. A estrutura está toda pronta mas ela deseja uma revisão textual que nada mais é uma revisão de análise crítica e completa de todos os aspectos do texto (saiba mais sobre esse e outros tipos de revisões clicando aqui)


Esse material será submetido ao MEC, por isso precisa estar de acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) da Língua Portuguesa, além de considerar a linguagem que deve ser utilizada, a estrutura dos textos e outros. Pensando nisso é que todas essas e outras considerações devem ser explicitadas para que o revisor adeque o texto nas condições necessárias.


O processo de revisão de texto é todo composto por tomadas de decisões. Por isso, quanto menor for a familiaridade do prestador com o assunto, mais anotações precisam ser feitas para evitar equívocos.


Considerando isso, vamos para o último tópico deste artigo.


4. Tenha tempo para acompanhar o trabalho do revisor


Sempre que você for solicitar um trabalho de revisão é preciso considerar que revisão é um trabalho conjunto. Mas o que exatamente isso quer dizer?


Como dissemos no começo desse artigo, a criação de um texto é algo único e precioso. E compartilhar esse texto com alguém para que seja revisado é uma tarefa difícil, pois são duas pessoas com visões diferentes entrando em acordo para que o resultado final sirva aos seus propósitos.


Por isso, apesar do revisor ser o responsável pelo tratamento, é importante tentar dialogar o máximo possível com o prestador para que dúvidas e sugestões possam sempre ser feitas por ambas as partes, seja por anotações deixadas no documento e até mesmo através de email ou aplicativos de mensagem como o WhatsApp ou Facebook Messenger, caso haja mais intimidade entre os interessados.


Agora que você já sabe quais são as principais questões a serem consideradas na hora de contratar um serviço de revisão, você está pronto para entregar seu 'precioso' nas mãos corretas para que o resultado final esteja como desejado.


Gostou desse artigo?


Então compartilhe com os amigos nas suas redes sociais e fique atento no blog da Langue para mais dicas e informações ao contratar e oferecer serviços de linguagem.

32 visualizações